Setembro é o novo Maio para as noivas, o que mudou então?

Há tempos muitos profissionais de casamento já perceberam que o mês de Maio, antes considerado o mês das noivas, deixou de ser o mês com maior procura pelos casais, por uma serie de razões culturais e até econômicas Setembro foi lentamente ganhando a preferência das noivas.

Setembro é um mês com bom clima, estável o suficiente para aqueles que desejam casar no campo ou montanhas, é relativamente próximo ao final do ano quando as pessoas não estão preocupadas (ou ainda sobrecarregadas) com as contas de “começo de ano” como ocorre em Maio para muitos; a estação ainda favorece o melhor preço de flores para arranjos, uma vantagem tanto para quem deseja investir como para os profissionais da arte floral.

Como algumas noivas afirmaram em minha página do facebook, Setembro também não é alta temporada para se viajar, sendo assim seu casamento não irá comprometer as férias de seus convidados e familiares, e bons preços para aqueles seus padrinhos que irão necessitar se hospedar durante a data.

Mês de setembro para noivas, dicas e sugestões

Tenho certeza de que se conversar com outras noivas (sim, eu sei que vocês noivas voam em bandos) irão encontrar outras vantagens que não citei aqui. Ocorre que eu queria ilustrar apenas alguns dos motivos que julgo principais, fortes o bastante para causar esta migração de maio para Setembro, mesmo que Maio ainda seja concorrido, Setembro hoje está simplesmente muito mais solicitado, e isto gera uma questão aos noivos, que é a própria concorrência entre os casais. A lei do mercado é simples, a maior procura por um mesmo período faz com que os profissionais possam inflacionar seus preços nesta época, e isto não é uma crítica, mas uma ação natural do mercado, como então amenizar este efeito? Outra questão a alertar as noivas é que a procura maior faz com que os melhores profissionais sejam cotados e contratados com mais antecedência, e quando você for solicitar um orçamento àquele fotógrafo ou decorador que já acompanha desde o dia que marcou seu casamento, ele pode não mais ter agenda livre, e vamos ser sinceros! É muito frustrante quando isto ocorre.

Eu tenho uma única dica para conseguir contornar estas duas questões: ANTECEDÊNCIA. Quem começa a pesquisar antes pode contratar antes, parcelar de forma mais benéfica, conseguir descontos dependendo como o profissional trabalha, e ainda poderá escolher quais profissionais deseja ter em seu casamento. Há noivas em contato comigo neste momento pesquisando valores para eventos que só irão ocorrer daqui há dois anos, e eu acho certo. Não é exagero, quanto mais cedo mais a noiva se organiza, menores serão as surpresas no caminho e possibilidades de conter seus gastos irão crescer. Acho viável e recomendo até a contratação de um serviço de cerimonialista desde o começo para planejar o seu casamento sem imprevistos. É esta a dica de hoje: Setembro é o novo Maio para vocês noivas, quanto maior a antecedência em reservar sua data melhor.

Aproveite o novo mês das noivas, a estação favorece muitas possibilidades de decoração, mais criatividade e luxo, em uma época de boa luz para a fotografia e filmagem.

E você acha que Maio ainda é o mês das Noivas? Ou Setembro é só uma moda passageira? Deixei sua opinião em minha enquete: