Todos querem fotografar seu casamento… Inclusive o fotógrafo.

Muitas mudanças ocorreram na fotografia de eventos nos últimos anos, e claro a fotografia de casamentos do sul de minas também sofreu influências destas transformações, hoje novas tecnologias são usadas durante as cerimônias, novas linguagens se destacaram (como o fotojornalismo que eu realizo), a qualidade final das imagens impressas é muito maior agora do que há cinco anos, mas entre todas as mudanças hoje eu decidi falar sobre uma que tem realmente influenciado o dia do casamento: Os convidados fotógrafos.

No dia do casamento os noivos estão com suas emoções transbordando, além de muitos detalhes que sempre surgem no dia e que pedem naturalmente sua atenção, fazendo com que muito daquilo em que tanto investiram passe despercebido justamente por eles. Não raro alguns casais ao verem a previa de seu casamento se surpreendem por momentos que nem se recordavam ou simplesmente e não presenciaram, ou se emocionam pela beleza dos detalhes da sua decoração do seu casamento que simplesmente foi impossível apreciar antes. Por isto digo que como fotógrafo sou um dos olhos do casal no dia do evento, mas atualmente estou longe de ser o único. Além de mim e minha equipe de fotografia temos ainda a equipe de filmagem (que são os seus ouvidos também, além dos olhares eles se responsabilizam pelo áudio do casamento), e por fim o público presente. Graças aos convidados hoje em dia com todas as facilidades dos celulares e tablet´s, o casamento está on line em tempo real, padrinhos, amigos, convidados em geral postam em suas redes sociais e compartilham sem cessar as imagens que antes eram um privilégio serem capturadas apenas pelos profissionais, com a vantagem de que divulgam isto no momento em que ocorrem.

Hoje todos conseguem ir para casa com uma foto que seja do casamento, a entrada da noiva ou festa, as crianças ou o cãozinho da família, a valsa ou o momento da gravata, todo instante cabe em uma fotografia. Há fotógrafos de casamento que simplesmente não aceitam tal mudança, se queixam e sofrem com a presença dos convidados também fotógrafos. Outros profissionais apenas deixam rolar e se divertem com isto.

Acredito que hoje o fotógrafo de casamento é a pessoa responsável pelas imagens em conjunto, pela história narrada do começo ao fim, algo impossível aos convidados, e que deverá fazer isto de maneira profissional pensando nas necessidades dos noivos. E tem que saber quando um convidado que resolve sacar seu celular para fazer uma foto está ultrapassando o limite que vai prejudicar as fotos oficiais do álbum de casamento, cabendo a ele agir ou pedir ajuda.

Esta questão é algo recente para nós fotógrafos de eventos, e ainda é cedo para saber até onde isto vai mudar a fotografia de casamento, se é prejudicial ou benéfico é cedo para darmos uma posição final, no entanto a mudança já ocorreu, nenhum fotógrafo profissional de casamento está sozinho hoje em dia durante um evento. E deve saber que a fotografia realizada pelos familiares e amigos é parte da historia daquelas pessoas, tão importante a elas quanto as suas serão. O ato de fotografar é um ato de comunicação tão presente e imediato hoje quanto à fala, a escrita, a música, etc. E as pessoas querem comunicar a todos o que estão vendo, naquele segundo. Todo casamento é uma celebração à fotografia de amor, fotografia de amizade, fotografia familiar, natural então que todos desejem colaborar de alguma forma.

DICAS:

  • Se desejar evitar que algum convidado ocupe o lugar que cabe aos profissionais ocuparem no dia do casamento, é possível pedir isto educadamente antes da cerimônia, para que as pessoas não ocupem os corredores durante as entradas dos noivos e padrinhos. O padre/celebrante ou um cerimonialista pode pedir isto minutos antes da cerimônia iniciar.
  • Por outro lado você pode criar uma hashtag para seu casamento, ou um perfil/página do facebook onde as pessoas poderão postar suas imagens. 

 

Roberto Hunger- Fotografia de casamento: Com escritório sediado em Pouso Alegre (Minas Gerais), atuo como fotógrafo especializado em casamentos na região do Sul de Minas e demais estados vizinhos. Faça contato e solicite um orçamento de fotografia para seu evento. Rua Cel. José Inácio, 108 – apt: 201- (35) 8444-4635, Centro- Pouso Alegre.