A importância das sessões pré-casamento (pre wedding)

Sempre falo disto com meus noivos, na verdade é umas das primeiras conversas que costumo ter já no contato inicial em nosso escritório, sobre a importância do ensaio pré-casamento atualmente em meu trabalho. Por esta razão optei por fazer um post focado na importância do ensaio ao invés de apenas oferecer mais dicas de início, no final do post UMA dica para as noivas que buscam inspirações.

O ensaio pré-casamento , chamado também de pre wedding, é o dia quando eu e o casal nos conhecemos realmente, e isto faz toda a diferença nas imagens que serão realizadas no dia do casamento. Mesmo tendo mostrado minha linguagem em meu site e página do facebook, é diferente para o casal ler sobre como eu trabalho e ser fotografado no seu grande dia, algo que aprendi com os anos de trabalho, pois como minha linguagem fotográfica é espontânea e emotiva com fotos realizadas sem muita interferência eu necessito conhecer como estas duas pessoas que me contrataram são no seu íntimo e conseguir retratar o que elas são. E como conhecer alguém no dia do seu casamento em poucas horas cercados de parentes, demais profissionais e tanto por ser feito ainda? Quase impossível.

IMG_8617

A solução para conhecer meus clientes tem sido os ensaios pré-casamento, um ensaio pode ser feito em poucos minutos ou um dia todo, ao ar livre ou na casa dos noivos, muitas vezes a locação não é nem meu maior problema ou mesmo objetivo, o que mais preciso neste dia é de contato com os noivos para saber quem estou fotografando, e acima de tudo, os noivos precisam saber quem eu sou, muitos fotógrafos se esquecem de que no dia do casamento temos as pessoas mais importantes daquele casal reunidas em um único local, e o casal também precisa se sentir confiante de que o profissional é uma pessoa educada e amigável.

A forma como eu trabalho nos ensaios tem sido a seguinte:

Envio um pequeno texto com dicas básicas sobre trocas de roupas e alguns itens que podem ajudar. E nada mais.  Não desejo dizer ao casal COMO SE PORTAR no dia do ensaio, ou não irei conhecer como ambos são na realidade, se enviar uma formula pronta para seguirem o que terei é uma série de ensaios exatamente iguais, sem nada de novo, e muitas vezes os casais me surpreendem com sugestões que eu não teria tido sozinho.

E por conta destas vantagens constatadas em alguns anos de trabalho que decido que a partir do próximo ano não irei mais realizar casamentos sem estes ensaios, pois a construção desta relação com os noivos antes do casamento é algo que não tem preço e por várias vezes me permitiu no dia do casamento fotos que sem tal nível de intimidade não seriam possíveis.

UMA DICA PARA ENSAIOS PRÉ CASAMENTO:

Pode parecer tolice , mas a única dica que dou é: Divirta-se. Sim, você pode optar por um ensaio com placas, balões e apetrechos mil, em uma bela locação, ou então apenas você e seu noivo em um local familiar, não importa, para mim os ensaios são um momento que o casal também deve aproveitar para fazer aquilo que mais deveriam fazer: Namorar. Passear de mãos dadas, lembrar-se de bons momentos, rir muito, são atos muitos simples que certamente renderão boas fotos.

Questões técnicas como horários para fotos, deslocamento e locações, produção, etc e tal podem ser faladas pessoalmente ou por email, mas estas orientações podem ser encontradas facilmente pela internet, eu prefiro focar meu post na única questão que me interessa, a diversão. Afinal, se meu objetivo é conhecer o casal, a diversão é sem dúvida o melhor instrumento de atingir este objetivo.

 

IMG_9163