Sete dicas para seus convidados no dia de seu casamento!

Tenho percebido há tempos a necessidade de oferecer algumas dicas aos convidados e parentes do casal, sempre ouço as conversas dos noivos relatando as mesmas situações que poderiam ser melhor aproveitadas ou de outras que poderiam ser simplesmente evitadas se todos soubessem como agir no grande dia. Não há realmente um manual sobre isto! Como se portar no dia do casamento de um membro de sua família ou amigo pessoal? Então escrevo este post voltado a vocês, convidados e parentes, espero que estas dicas simples sejam uteis a vocês. Afinal, quem não se sente meio perdido em alguns momentos de um dia tão cheio de emoções?

festas pouso alegre, fotografia de casamento pouso alegre, fotógrafo pouso alegre e itajubá, villa 459 casamentos e eventos, harley vix costa, jacke cake bolos, banda chapéu da máfia (46)

Dica 01:

Convidados que fotografam ou filmam durante a cerimônia.

Existem momentos de um casamento que pedem maior atenção ou número de fotos por parte dos profissionais, como as entradas dos noivos ou padrinhos, justamente estes são os momentos em que vocês também irão desejar suas imagens pessoais como lembrança, e serão estes os momentos onde alguns convidados entrarão na frente do corredor para registrar uma imagem. Como profissionais pedimos que as pessoas não bloqueiem nossa visão, se você perceber isto acontecendo peça a pessoa para ter o cuidado de não permanecer no corredor. São muitas as histórias de casamentos onde a entrada da noiva foi ofuscada por um convidado que ficou na frente das lentes, impedindo não só o registro do momento, mas também dificultando que até mesmo o noivo visse sua amada surgir na igreja.

A mesma dica vale para a entrada de pajens, padrinhos, damas e principalmente a saída do casal. Caso queiram ler mais sobre este assunto em especial, cliquem aqui: O CASAMENTO É UM EVENTO PARA TODA A FAMÍLIA! Eu não digo para não realizar sua foto, acredite, adoro isto, peço apenas cautela. E na festa você poderá mostrar estas fotos ao casal, eles certamente irão se emocionar.

Dica 02:

Dúvidas e imprevistos no dia do casamento:

Uma história comum, no dia do casamento o pneu do carro fura e você (padrinho ou convidado) desesperado faltando meia hora para a cerimônia resolve pedir ajuda telefonando para quem? Sim, alguns ligam para o casal. Lendo assim é até engraçado… Contudo eu vejo histórias assim sempre, afinal acontece com qualquer um. Vamos pensar: A noiva começa seu make horas antes do casamento, o noivo certamente receberá parentes e sempre terá que acompanhar as rotinas dos demais dos profissionais no dia. E há quem acredite mesmo que informar um imprevisto no dia do casamento justamente aos noivos é a melhor opção. Eles já tem suas obrigações…

 Eles são os últimos que devem saber deste tipo de imprevisto. Se algo acontecer, uma dica simples é ter em mãos telefones de outros convidados ou padrinhos e principalmente da cerimonialista, esta profissional sim poderá ajuda-lo sem afetar as emoções do casal. Onde conseguir o telefone da cerimonialista sem incomodar o casal? Próxima dica…

***

Dica 03:

Sites de casamento, grupos no Facebook e WhatsApp:

A grande maioria dos casais tem sites atualmente, ou grupos no Facebook ou WhatsApp para manter a todos informados sobre TUDO a respeito do casamento. Faça parte destes grupos e se informe, pois estes grupos terão muitas informações uteis, como onde se hospedar, com que roupa ir, horários do evento, mapas de como chegar à cerimônia e festa, ou até mesmo se alguma mudança ocorreu na ultima hora. Além de que estes grupos se tornam uma experiência divertida, é sem dúvida onde se postarão as primeiras fotos pessoais do evento feitas por todos, vale a pena.

selfie em monte verde

Dica 04:

A fotografia política ou protocolar:

Se o casal optar pela foto mais política, aquela com seus padrinhos e parentes ao seu lado, siga as orientações dos profissionais presentes. Olhe para a lente que vai te fotografar, o casal fica frustrado quando recebe as fotos e percebe que algumas pessoas abaixaram a cabeça ou evitaram olhar para a foto.

Caso a foto seja mais espontânea, sem poses, divirta-se! Brinque e já entre no clima da festa.

Dica 05:

A festa!

Se durante a cerimônia é comum como convidado você fotografar, aqui é praticamente uma lei! Fotografe muito! Reúna seus amigos e faça imagens sem cessar. Eu costumo me aproveitar destes momentos e fazer fotos junto com os presentes. Não sinta vergonha de pedir ao fotógrafo que segure seu celular e faça uma foto sua.

Durante a festa muitas coisas ocorrem às vezes sem planejamento, como por exemplo, o meu esporte favorito: O arremesso livre de noivos! Adoro ver noivos v0ando ao alto…

Se algo divertido assim for acontecer, tente avisar a equipe que está registrando as imagens, o casal ficará grato por ver tudo depois (e eu também!).  Em algumas ocasiões brincadeiras assim acontecem, e nem sempre os profissionais podem estar em todos os locais ao mesmo tempo.

***

Dica 06:

Como obter imagens profissionais durante o casamento para meu próprio uso?

É normal que durante a festa você peça aos profissionais fotos de seu interesse apenas, isto é bem comum no que se refere aos pais dos pajens, que desejam algumas fotos das crianças. Não há problema nisto, cada empresa tem sua forma de agir, algumas vendem estas imagens a parte, outros se veêm no direito de não fazer estes serviços. No meu caso eu faço as fotos e entrego junto com o dvd do casal, para que os amigos e familiares possam pegar as imagens depois, sem custos. Apenas aconselho que estas imagens sejam feitas em momentos que não prejudiquem as fotos que o casal necessita, fora isto é algo há que já estou habituado.

***

Dica 07:

Uma dica extra para profissionais de outras empresas durante o casamento:

Blogueiros, jornalistas, socialites, a empresa de decoração ou arte floral, etc… Muitas pessoas mais podem precisar de fotos do evento, e por questões profissionais podem enviar fotógrafos próprios para cobrirem o evento. A única coisa que peço neste caso a estes profissionais é que avisem os convidados de que estas fotos não são imagens oficiais do casamento. O convidado não tem como saber disto naquele momento, já presenciei casos em que as pessoas foram fotografadas por estes profissionais (principalmente para revistas ou blogueiros) e em seguida foram embora, acreditando se tratar de alguém da equipe de fotógrafos do casamento. Além de que a dica 01 se aplica a estes profissionais mais que aos convidados, lembrem-se, no fundo somos todos convidados com objetivos em comum no casamento, de participar e registrar um dia feliz.

***

 

Roberto Hunger- Fotografia de casamento: Com escritório sediado em Pouso Alegre (Minas Gerais), atuo como fotógrafo especializado em casamentos na região do Sul de Minas (Itajubá, Pouso Alegre, Monte Verde, Camanducaia, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí, Varginha, Jacutinga, etc.) e demais estados vizinhos. Faça contato e solicite um orçamento de fotografia para seu evento. Rua Cel. José Inácio, 108 – apt: 201- (35) 8444-4635, Centro- Pouso Alegre.