Dicas para fotografia de gestantes

A fotografia de gestante é sempre especial, será uma das primeiras lembranças da criança; é um ensaio que gera ansiedade na mamãe, toca profundamente nos seus maiores desejos, suas dúvidas e emoções, justamente em uma etapa de sua vida onde seu corpo por si já altera seus sentimentos. Tudo é novo, a família está prestes a aumentar, uma nova rotina está nascendo junto com a criança, novas responsabilidades estão surgindo, antigos hábitos deixam de ser possíveis; a única certeza que posso passar aos vindouros pais é que nada mais será como um dia foi… Tudo será mais belo. E registrar a etapa final da gestação será uma das maneiras mais interessantes de um dia, com sua criança no colo já crescida, passar algumas horas agradáveis. Vale à pena fazer um ensaio de gestante…

 Por isto deixo aqui minhas dicas para as futuras mamães e papais sobre como tirar o maior proveito possível de seu ensaio.

 Eu realizo atualmente ensaios externos, então minhas dicas aqui não se aplicam exatamente aos pais que realizam o acompanhamento mês a mês em estúdio, mas podem ser lidas e adaptadas a situação de cada um.

 A primeira questão que gosto de abordar é quando realizar as fotos, não aconselho ninguém a realizar fotos externas após o oitavo mês ter sido iniciado, é quando o corpo torna tudo mais limitado, o cansaço já será maior para se locomover, além da retenção de líquido que “incha” o rosto e corpo da mãe nesta etapa final. O ideal para mim, quando possível, é no decorrer do sexto para o sétimo mês, geralmente a criança já ocupa a barriga da mãe de maneira bem vísivel, gerando aquela silhueta que todos querem ver nas fotos, o famoso “barrigão”. Já me aconteceu de algumas mamães deixarem as fotos para o oitavo mês, mas a criança preferiu fazer as fotos já no seu colo e não nos esperou para o ensaio quando o planejamos, nascimentos antes do esperado são comuns. Outra razão importante para não esperar pelo último mês no caso de ensaios externos é o clima, ele pode simplesmente não colaborar e mudar a data do ensaio para outra semana.

 Minhas fotos são pensadas na segurança da mamãe, prefiro as fotos que não a obrigam deitar no chão e levantar, nada de poses complexas ou cansativas, prefiro a captura das fotos espontâneas mescladas com as fotos posadas enquanto nos deslocamos, com pequenas caminhadas pelo local, e intervalos de descansos após cada troca de roupa. Se houver a intenção de usar locações distantes entre si, tudo deve ser planejado com antecedência, para não deixar a mamãe exausta e devido à luz dos locais.

 Em locações externas a luz é muito importante, uma locação pode ter luz natural, ou ser iluminada com luzes artificiais, mas é bom entender que o horário fará a diferença, a luz tem suas particularidades e horários onde se pode extrair o melhor dela, e cada estação do ano têm suas vantagens ou limitações, por isto é melhor planejar a sessão com antecedência se quiser resultados mais poéticos.

 O que levar?

Levem pelo menos três a cinco mudas de roupas, que sejam bem simples de trocar e confortáveis. As roupas devem seguir aquilo que vocês são, se gostam de cores usem, se preferirem roupas mais neutras não mudem, as fotos que faço sempre refletem o estilo real do cliente. Quanto à personalidade do casal, é até bom dizer, eu respeito muito isto no dia do ensaio, alguns casais são mais comedidos, outros gostam de se soltar e brincar muito, é algo que eu também priorizo; então não se preocupe, não irei pedir para que faça nada que não capture a essência de vocês.

Quanto à preparação da mãe, durante a gestação a mamãe está limitada a usar tinturas ou alguns produtos de beleza para não afetar a criança, é bom avisar sua maquiadora e salão de beleza destas limitações, esteja bem descansada para reduzir a expressão de cansaço normal nos últimos meses.  

 É sempre bom levar também água, se for interessante, leve alguma manta ou colcha, poderemos sentar no chão em algum momento, e por ser um em local aberto é mais agradável sentar onde se conhece, para evitar insetos ou plantas. Água também é necessário, a mamãe deve se manter hidratada.

 E logicamente, leve brinquedos, roupas dos pequeninos (com cabide), objetos pessoais que a criança já tenha recebido de presente dos familiares ou amigos, algo com o nome dela gravado é sempre bem vindo. Normalmente durante as trocas de roupas que você realizar irei fazer as fotos destes detalhes.

 O estilo das fotos:

Sempre haverá tendências, mudanças e modas na fotografia. Idéias criativas não faltam, eu gosto de ser mais contido nos ensaios de gestantes, meu estilo é mais romântico, prefiro apenas a luz, paisagens e o casal, nada contra idéias novas, podemos fazer sem problemas também, é divertido. Mas lembrem-se, modas são passageiras, e o que hoje pode ser incrível, um dia pode ser considerado datado, mas a foto dos pais abraçados com as mãos sobre o “barrigão”, nunca será ultrapassada. A imagem do primeiro sapatinho; seja ela feita numa árvore ou nas mãos dos pais, ou mesmo numa situação inusitada, sempre será mais importante por ser a imagem do primeiro sapato e não por ser uma foto que quebra as tradições ou regras fotográficas. Ser criativo é bom, mas o centro de tudo no dia do ensaio é a criança por vir, por isto busco imagens mais românticas, e quando os pais desejam faço as fotos mais criativas também.

 A maior dica de todas:

Também sou pai, e sendo assim a maior dica de todas que posso oferecer é: Durma… Sim, não é uma dica sobre o ensaio em si, embora seja necessário estar bem descansado no dia. Mas acredite, após a criança nascer será preciso muito de seu tempo para ela, e o sono será um privilégio por alguns meses. Então aproveite agora seu “barrigão”, descanse e durma, durma muito antes da criança chegar.

GESTANTES

 

 

 

Publicidade